sábado, 3 de dezembro de 2011
Festa de Santa Luzia Padroeira da Diocese de Mossoró
"Ver com os olhos da fé"
A igreja tem a fé como uma virtude, uma das três virtudes teologais. Hoje terá início o período da Festa de Santa Luzia, padroeira da nossa Diocese. A Festa de 2011 tem com o tema "Santa Luzia: Fé testemunha. Catequese: Fé transmitida" e o lema: "Ver com os olhos da fé".
Abertura da Festa de Santa Luzia – 03 a 13 de Dezembro
Show
• 17h: Show com a dupla DDD - Doidin de Deus e Bandas locais, no Largo Jorge Pinto (Praça dos Esportes, na Av. Rio Branco).Em seguida, Caminhada até a Catedral de SANTA LUZIA.
• 19h30 Cerimônia Oficial de Abertura da Festa –Inauguração da iluminação natalina da Cidade de Mossoró.
• 21h - Show musical com FAFÁ DE BELÉM na Catedral.
Celebrações de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia
• Missas, às 06h.
• Noveninha nas Comunidades, às 09h.
• Novenas, às 16h e às 19h30.
• Adoração de 12h às 15h.
• Confissões individuais de 7h às 12h e de 14h às 16h
• Grande Jantar de Santa Luzia - 04/12 – Praça Vig. Antônio Joaquim, após a novena. Com show de Radiola Club.
Novenário de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia
• 04/12 – Tema: PARTIR DE JESUS CRISTO (Mc. 8,27-38) -Noiteiros e Pregador: Paróquia de São Manoel: Padre JOSÉ JANEDSON.
• 05/12 – Tema: MARCAS DE NOSSO TEMPO(Hebr. 13,1-9) -Noiteiros e Pregador: Paróquia de São João: Padre RIERSON CARLOS.
• 06/12 - Tema: URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA (Lc. 10,1-11)-Noiteiros e Pregador: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima: Padre SEVERINO CLAUDINO.
• 07/12 – Tema: IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO (Mc. 16,14-20)-Noiteiros e Pregador: Paróquia de São José: Padre ELISEU WILTON.
• 08/12 – Tema: IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (At. 16,16-34)-Noiteiros e Pregador: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: Frei FRANCISCO EDSON.
• Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição saindo, às 6h, da Matriz do Alto da Imaculada Conceição em direção à Catedral.
• 09/12 – Tema: IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL (2Tm 3,14-4,5) -Noiteiros e Pregador: Paróquia do Menino Jesus: padre JOÃO ALFREDO.
• 10/12 – Tema: IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES (1Cor 12,12-27).-Noiteiros e Pregador: Catequese e Catecumenato: Padre SÁTIRO CAVALCANTI.
• 11/12 – IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS (Jo. 10,1-18). -Noiteiros e Pregador: Movimentos, Serviços e Comunidades Novas, Terço do Redenção.
• 12/12 – COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSÃO (Jo. 17,20-26). -Noiteiros e Pregador: Paróquia de São Paulo: DOM MARIANO MANZANA.
Dia da Padroeira – 13/12
• 00h – Chegada da III Moto-Romaria de Santa Luzia com bênção das motos e primeira Missa da FESTA.
• 5h – Segunda Missa dos Romeiros.
• 6h30 – Terceira Missa dos Romeiros.
• 8h – Quarta Missa dos Romeiros.
• 10h – Missa Solene da FESTA, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
• 13h – Sexta Missa dos Romeiros.
• 15h – Sétima e última Missa dos Romeiros.
• 17h – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral. Percurso: Rua Idalino de Oliveira, Rua Santos Dumont, Av. Jerônimo Rosado, Av. Dix-neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro, Rua Rodrigues Alves, Rua Melo Franco, Av. Augusto Severo, Rua Santos Dumont, Rua Idalino de Oliveira e chegada à Catedral.
• Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.
Palavra do Arcebispo de Natal
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal
Imaculada Conceição
Caríssimos irmãos e irmãs,
No dia 8 de dezembro a Igreja celebra a mais elevada e preciosa solenidade da Bem Aventurada Virgem Maria: a sua Imaculada Conceição.
Várias paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese têm a Virgem Maria como padroeira, a partir desse título, e celebram a novena em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta festa, celebramos o olhar de ternura que o Pai dirigiu à humanidade, escolhendo uma mulher simples e humilde e preservando-a de toda e qualquer mancha de pecado para, na pureza completa da Mãe de Deus, fazer vir ao mundo o Salvador da humanidade: Jesus Cristo.
A partir desta escolha podemos dizer, sem medo de errar, que Maria é a Filha predileta do Pai. Quando o anjo afirma que ela encontrou graça diante de Deus, está afirmando para toda a humanidade que a força do pecado não teve domínio sobre a Mãe Imaculada de Jesus.
A vida de Nossa Senhora, desde a sua concepção, outra coisa não foi senão fazer a vontade do Pai e assim trazer o Cristo para redimir a humanidade. A sua vida nos mostra que é possível o ser humano viver a graça do Pai, aproximando do amor de Deus e, consequentemente, afastando-se das causas de pecado.
Quando, no prólogo do seu Evangelho São João, afirma que a Palavra se fez carne e veio morar no meio de nós, está dizendo também que a vida veio ao mundo através de Maria.
Se no início dos tempos a escolha humana foi pela desobediência, e isso desagradou a Deus, agora a Mulher proclamada no capítulo 3, versículo 15 do Gênesis, torna-se toda de Deus e nela se realiza a plenitude da bondade divina.
Através de Maria, Jesus vem ao mundo e resgata a dignidade que tínhamos perdido, dá-nos de novo a graça de podermos chamar a Deus de Pai e a alegria de sentir a ternura do seu amor.
Concebida sem a mancha do desamor e do orgulho, a Virgem Mãe faz da sua vida serviço (na visita a Isabel), intercessão (no casamento de Caná da Galiléia), fortaleza (aos pés da cruz), proteção materna (na Igreja nascente que reza pela vinda do Espírito Santo).
Que Nossa Senhora da Conceição proteja a todos nós e nos ajude a cumprir o seu pedido de mãe: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.
Deus nos abençoe hoje e sempre!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
LITURGIA DIÁRIA 1ª Semana do Advento ( Sábado 03 de Dezembro)
SÃO FRANCISCO XAVIER – PRESBÍTERO
(Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores – Ofício da Memória)
Antífona da entrada: Estes sãos homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
Oração do dia
Ó Deus, que, pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Isaías 30,19-21.23-26)
Leitura do livro do profeta Isaías.
Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 30 19 "Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.
20 (Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.
21 Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: ´É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda´.
23 (O Senhor) dará chuvas às sementes com que proverdes o solo e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Naquele dia teu gado pastará em vastas pastagens;
24 os bois e os asnos, que trabalham a terra, comerão uma forragem salgada que será joeirada com a pá e com a peneira.
25 Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas.
26 Então a luz da lua será viva como a do sol, e a do sol brilhará sete vezes mais (como a luz de sete dias), no dia em que o Senhor pensar a chaga de seu povo e curar as contusões dos golpes que recebeu".
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 146/147A
Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom;
cantai ao nosso Deus, porque é suave:
ele é digno de louvor, ele o merece!
O Senhor reconstruiu Jerusalém,
e os dispersos de Israel juntou de novo.
Ele conforta os corações despedaçados,
ele enfaixa suas feridas e as cura;
fixa o número de todas as estrelas
e chama a cada uma por seu nome.
É grande e onipotente o nosso Deus,
seu saber não tem medida nem limites.
O Senhor Deus é o amparo dos humildes,
mas dobra até o chão os que são ímpios.
Evangelho (Mateus 9,35-10,1.6-8)
Aleluia, aleluia, aleluia.
É o Senhor nosso juiz e nosso rei. O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.
37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos.
38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
6 "Ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!"
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
A PRESENÇA DO REINO
A presença de Jesus na história humana reacendeu a esperança no coração do povo, esmagado pela doença e relegado à própria sorte por ter sido abandonado pelos líderes da nação. O anúncio da chegada do Reino representou uma mudança significativa na vida desta gente. A cura das doenças revelava a abundância de vida compartilhada por Deus com a humanidade sofredora.
O envio dos discípulos em missão teria como finalidade tirar o povo da situação de abandono, pois, doravante, este encontraria naqueles seus aliados.
O próprio Jesus foi um ferrenho aliado do povo, com o qual se fazia solidário. A missão dos discípulos consistiria em ampliar o raio desta solidariedade, estendendo-a a todos os pobres do mundo. Como Jesus, eles deveriam proclamar a chegada do Reino e até revelar sua presença com a expulsão dos espíritos impuros e a cura das doenças e enfermidades. E tudo isto, mediante um serviço caracterizado pela gratuidade. Ou seja, a presença dos discípulos, junto ao povo sofredor, deveria tão-somente levá-lo a desfrutar dos bens do Reino de Deus. Nada mais!
Portanto, os discípulos foram chamados a ser sinais da presença do Reino de Deus, a exemplo de Jesus. Onde quer que estivessem, o Reino se faria presente por meio deles.
(Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores – Ofício da Memória)
Antífona da entrada: Estes sãos homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
Oração do dia
Ó Deus, que, pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Isaías 30,19-21.23-26)
Leitura do livro do profeta Isaías.
Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 30 19 "Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.
20 (Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.
21 Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: ´É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda´.
23 (O Senhor) dará chuvas às sementes com que proverdes o solo e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Naquele dia teu gado pastará em vastas pastagens;
24 os bois e os asnos, que trabalham a terra, comerão uma forragem salgada que será joeirada com a pá e com a peneira.
25 Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas.
26 Então a luz da lua será viva como a do sol, e a do sol brilhará sete vezes mais (como a luz de sete dias), no dia em que o Senhor pensar a chaga de seu povo e curar as contusões dos golpes que recebeu".
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 146/147A
Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom;
cantai ao nosso Deus, porque é suave:
ele é digno de louvor, ele o merece!
O Senhor reconstruiu Jerusalém,
e os dispersos de Israel juntou de novo.
Ele conforta os corações despedaçados,
ele enfaixa suas feridas e as cura;
fixa o número de todas as estrelas
e chama a cada uma por seu nome.
É grande e onipotente o nosso Deus,
seu saber não tem medida nem limites.
O Senhor Deus é o amparo dos humildes,
mas dobra até o chão os que são ímpios.
Evangelho (Mateus 9,35-10,1.6-8)
Aleluia, aleluia, aleluia.
É o Senhor nosso juiz e nosso rei. O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.
37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos.
38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
6 "Ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!"
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
A PRESENÇA DO REINO
A presença de Jesus na história humana reacendeu a esperança no coração do povo, esmagado pela doença e relegado à própria sorte por ter sido abandonado pelos líderes da nação. O anúncio da chegada do Reino representou uma mudança significativa na vida desta gente. A cura das doenças revelava a abundância de vida compartilhada por Deus com a humanidade sofredora.
O envio dos discípulos em missão teria como finalidade tirar o povo da situação de abandono, pois, doravante, este encontraria naqueles seus aliados.
O próprio Jesus foi um ferrenho aliado do povo, com o qual se fazia solidário. A missão dos discípulos consistiria em ampliar o raio desta solidariedade, estendendo-a a todos os pobres do mundo. Como Jesus, eles deveriam proclamar a chegada do Reino e até revelar sua presença com a expulsão dos espíritos impuros e a cura das doenças e enfermidades. E tudo isto, mediante um serviço caracterizado pela gratuidade. Ou seja, a presença dos discípulos, junto ao povo sofredor, deveria tão-somente levá-lo a desfrutar dos bens do Reino de Deus. Nada mais!
Portanto, os discípulos foram chamados a ser sinais da presença do Reino de Deus, a exemplo de Jesus. Onde quer que estivessem, o Reino se faria presente por meio deles.
Oração da Bem Aventurada Irmã Lindalva
Religiosa, Virgem e Mártir (+1993), 07 de Janeiro
Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC (Assu, 20 de outubro de 1953 — Salvador, 9 de abril de 1993) foi uma religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, proclamada beata mártir pela Igreja Católica no dia 2 de dezembro de 2007.
Oração à Bem-Aventurada Irmã Lindalva
Ó Deus,
que infundistes no coração de Lindalva
a chama da caridade e da fidelidade
à vocação junto aos mais abandonados,
concedei-nos a graça que vos pedimos (..)
para que em breve seja reconhecida oficialmente
entre os santos do céu.
Sua vida ganhou, numa sexta-feira santa,
a coroa do martírio.
Sua morte é a do justo e do inocente como a de Cristo.
Na hora do holocausto, doloroso, mas fecundo,
ela se apresenta a servir tal qual o Mestre que disse:
"Não vim para ser servido, mas para servir."
Concedei-nos, Senhor, por intercessão da
Bem-aventurada Lindalva, novas e santas vocações
para o serviço de Cristo nos pobres.
Isto vos pedimos, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.
Festa da Bem Aventurada Irmã Lindalva em Assú- RN
Já totalmente definida a programação da Festa Religiosa e Sócio cultural da Bem Aventurada Virgem e Mártir Irmã Lindalva, padroeira da COHAB, que fica localizada a Avenida Senador João Câmara na parte alta da Cidade em Assú . O padre Gerônimo Dantas, Pároco da Paróquia Bem Aventurada Irmã Lindalva e São Cristóvão, adiantou que o roteiro festivo ocorrerá de 7 a 17 de janeiro vindouro. No ato inaugural da programação haverá a participação do Bispo da Diocese, Dom Mariano Manzana. O sacerdote antecipou que já tem mantido uma série de contatos com colegas padres aos quais tem convidado para participar da Festa durante a celebração do novenário. Alguns deles já têm presença confirmada. EM BREVE TODA PROGRAMAÇÃO.
Festa de Nossa Senhora da Conceição em NOVA ESPERANÇA – Assú / RN
Teve inicio dia 28 de Novembro na Comunidade de Nova Esperança a Festa de Nossa Senhora da Conceição, historia de um povo de fé e luta de mais 107 anos, uma das comunidades mais antigas nos registros da Paróquia de São João Batista de Assú- RN. Vale lembrar que a FESTA será encerrada dia 08 de Dezembro dia da Imaculada Conceição de Maria.
PADRE JOSÉ ADELSON É O NOVO PÁROCO DO ALTO DO RODRIGUES-RN
O Padre José Adelson será o novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário do Alto do Rodrigues, Substituindo o queridíssimo Padre Edson Galvão . O Padre Adelson informou ao blog que depois da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Santo Antônio/RN, será transferido para a cidade de Alto dos Rodrigues/RN cidade essa localizada na região do vale do Assú.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
LITURGIA DIÁRIA 1ª Semana do Advento (Sexta Feira 02 de Dezembro)
Oração do Dia
Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõe, e a vossa salvação nos liberte. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepo¬tente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.
SALMO DE RESPOSTA
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu irei ter medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõe, e a vossa salvação nos liberte. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepo¬tente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.
SALMO DE RESPOSTA
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu irei ter medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
LITURGIA DIÁRIA 1ª Semana do Advento ( Sexta Feira 02 de Dezembro)
Oração do Dia
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
domingo, 27 de novembro de 2011
LITURGIA DIÁRIA 1ª Semana do Advento ( Segunda Feira 28 de Novembro)
Oração do Dia
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª LEITURA
Leitura do Profeta Isaías
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
1º DOMINGO DO ADVENTO 27 de novembro de 2011
1. Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 63,16b-17 .19b; 64,2b-7; Salmo 80(79); 1Coríntios 1,3-9; Marcos 13,33-37
Neste início do advento e do ano litúrgico, Marcos conclui o seu discurso escatológico acentuando a exortação à vigilância, como meio de preparar a vinda do Senhor. O convite a vigiar, repetido ao longo do texto, é um apelo dirigido a todos os cristãos, neste tempo especial da graça de Deus revelada em Cristo, o Messias Salvador. O exemplo do homem que, antes de viajar, delega tarefas a seus servos ressalta a necessidade de continuarmos a missão de Jesus, na fidelidade ao projeto de Deus. A figura do porteiro, que espera vigilante a chegada de seu patrão, nos ensina a permanecer despertados para abrir as portas e acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. O Senhor, o Kyrios, chega quando menos se espera, a qualquer hora da noite (v.35) e manifesta sua presença de salvação nos acontecimentos da vida de cada dia. Ele inaugura uma nova páscoa, uma noite de vigília (Ex 12,42) até que amanheça o dia da realização plena de seu Reino. Sua presença liberta da escuridão porque Ele é a luz que ilumina e guia no caminho. Por isso, suas palavras despertam uma atitude de esperança, que conduz a um compromisso dinâmico na construção do Reino. Na 1ª leitura, o povo, numa situação social e política de dependência e desolação, em meio à fragilidade, como um vaso de argila, espera o socorro de Deus, com confiança. Paulo, na 2ª leitura, ao contemplar a fidelidade dos cristãos de Corinto, rende graças a Deus, motivando-os a crescer na comunhão com Cristo que os torna irrepreensíveis, enquanto aguardam a manifestação plena da salvação.
2. Atualizando
O Senhor nos protege como Pai e Redentor, pois somos obra de suas mãos. Ele nos desperta para acolhermos os sinais de sua manifestação, comprometidos em construir um mundo novo. Que ele nos encontre sempre na vigilância da fé, oração, ocupados com seu Reino.
3. A palavra de Deus na celebração
A oração das comunidades primitivas - Vem Senhor Jesus – que se encontra no centro da prece eucarística, é acentuada no advento, sobretudo, no primeiro domingo.
Neste início do advento e do ano litúrgico, Marcos conclui o seu discurso escatológico acentuando a exortação à vigilância, como meio de preparar a vinda do Senhor. O convite a vigiar, repetido ao longo do texto, é um apelo dirigido a todos os cristãos, neste tempo especial da graça de Deus revelada em Cristo, o Messias Salvador. O exemplo do homem que, antes de viajar, delega tarefas a seus servos ressalta a necessidade de continuarmos a missão de Jesus, na fidelidade ao projeto de Deus. A figura do porteiro, que espera vigilante a chegada de seu patrão, nos ensina a permanecer despertados para abrir as portas e acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. O Senhor, o Kyrios, chega quando menos se espera, a qualquer hora da noite (v.35) e manifesta sua presença de salvação nos acontecimentos da vida de cada dia. Ele inaugura uma nova páscoa, uma noite de vigília (Ex 12,42) até que amanheça o dia da realização plena de seu Reino. Sua presença liberta da escuridão porque Ele é a luz que ilumina e guia no caminho. Por isso, suas palavras despertam uma atitude de esperança, que conduz a um compromisso dinâmico na construção do Reino. Na 1ª leitura, o povo, numa situação social e política de dependência e desolação, em meio à fragilidade, como um vaso de argila, espera o socorro de Deus, com confiança. Paulo, na 2ª leitura, ao contemplar a fidelidade dos cristãos de Corinto, rende graças a Deus, motivando-os a crescer na comunhão com Cristo que os torna irrepreensíveis, enquanto aguardam a manifestação plena da salvação.
2. Atualizando
O Senhor nos protege como Pai e Redentor, pois somos obra de suas mãos. Ele nos desperta para acolhermos os sinais de sua manifestação, comprometidos em construir um mundo novo. Que ele nos encontre sempre na vigilância da fé, oração, ocupados com seu Reino.
3. A palavra de Deus na celebração
A oração das comunidades primitivas - Vem Senhor Jesus – que se encontra no centro da prece eucarística, é acentuada no advento, sobretudo, no primeiro domingo.
Dom Mariano confirma inclusão do Assú no roteiro da peregrinação da cruz da Jornada Mundial da Juventude
Agora é oficial: a cidade do Assú fará realmente parte do itinerário que está sendo traçado a fim de marcar a visitação da cruz simbólica da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, prevista para o ano de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. A informação, que havia sido antecipada pelo coordenador-geral da Pastoral da Juventude do Meio Popular das paróquias do Assú, Tiago Fernando de Queiroz, mereceu agora a confirmação do próprio bispo da Diocese de Santa Luzia, em Mossoró, dom Mariano Manzana. O bispo concedeu entrevista ao programa Papo Jovem da Paróquia de São João Batista e, naquele instante, reiterou que o município do Assú será incluído dentro da agenda da mencionada peregrinação. Reiterou que, no âmbito da Diocese de Santa Luzia, a primeira cidade que receberá a cruz simbólica da Jornada Mundial da Juventude 2013 será o Assú em Fevereiro de 2012, ficando a ser confirmada só a data.
Cidade do Assú receberá visita oficial da cruz da próxima Jornada Mundial da Juventude
A cruz que simboliza oficialmente a realização da próxima Jornada Mundial da Juventude, já definida que acontecerá no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, visitará a cidade do Assú. A informação está sendo prestada pelo coordenador-geral da Pastoral da Juventude do Meio Popular, PJMP, na instância das paróquias do Assú – São João Batista e Irmã Lindalva/São Cristóvão -, Jovem Tiago Fernando de Queiroz. Entrevistado pelo Programa Papo Jovem da Paróquia de São João Batista na Rádio Princesa do Vale, Tiago Queiroz trouxe mais informações sobre a visita da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, que para cá procederá da Diocese de Caicó.
Assinar:
Postagens (Atom)