sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bote Fé marcou simbolicamente a entrega da cruz peregrina



A noite desta sexta-feira (10) foi de muita reflexão para a comunidade cristã do Rio Grande do Norte. Aproximadamente 30 mil pessoas se reuniram na arena montada próximo ao Forte dos Reis Magos para receber a comunidade católica que acompanhou o show de 25 cantores católicos dentro do projeto Bote Fé. Personalidades como os padres Zezinho, Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti e Antônio Maria foram alguns dos nomes que integraram a gravação.

O projeto Bote Fé é uma ação da Igreja Católica que vem sendo realizado em todos os estados brasileiros em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer no próximo ano, no Rio de Janeiro. Na tarde desta sexta-feira, os símbolos, compostos pela cruz e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram ao Rio Grande do Norte em uma celebração realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim.

Em Natal, o show marcou simbolicamente a entrega da cruz peregrina, repassada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 para que servisse de preparação espiritual para as JMJs. De lá para cá, a “Cruz dos Jovens” percorreu todos os continentes, levando uma mensagem de esperança da renovação protagonizada pela juventude.

O administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício, declarou que “nunca se juntou tanta gente para ver cantores católicos como no Bote Fé e a coordenação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está de parabéns por realizar um evento preparatório para a grande Jornada Mundial da Juventude em janeiro de 2013. Os jovens são os grandes protagonistas no evento que o Papa João Paulo II pediu que eles evangelizassem o mundo. Este é o momento de salvação e redenção da humanidade”, encerrou.

Na madrugada deste sábado (11), por volta das 4h da manhã, os fieis iniciam uma peregrinação com da Arena Bote Fé até a Catedral Metropolitana, onde haverá uma missa de encerramento. A Cruz e a imagem de Nossa Senhora serão guiadas pela cidade até serem recepcionadas na matriz.

Dom Matias Patrício de Macêdo receberá homenagens dia 16 de Fevereiro


O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá missa em ação de graças pelos 8 anos de pastoreio, no dia 16 de fevereiro, às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Na ocasião, os agentes das pastorais, os fiéis em geral e autoridades prestarão homenagens a Dom Matias.

Nestes 8 anos de pastoreio na Arquidiocese de Natal, Dom Matias se confessa um homem feliz, porque viveu momentos gratificantes. Neste período ele visitou todas as paróquias da Arquidiocese. Mas ele destaca outros momentos. “Tive a sorte de, durante estes 8 anos, ordenar 55 padres e 45 diáconos permanentes. Ordenei, também, um Bispo do nosso Clero para a Diocese de Bonfim, Bahia - Dom Francisco Canindé Palhano”, recorda Dom Matias. Para ele, tudo isso é “fruto do esforço pastoral dos formadores e, sobretudo, da ação da Graça de Deus que neles atuou”.

No próximo dia 26, Dom Matias passará o comando da Arquidiocese de Natal para o seu sucessor, Dom Jaime Vieira Rocha. Neste final de trabalho, ele se sente realizado e feliz. “De minha parte, digo como São Paulo: ‘combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé’. Estou feliz”, conclui.

Papa Bento XVI escolhi o novo Núncio Apostólico para o Brasil


A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D’Aniello.

Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. “Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse dom Lorenzo.
Fonte: Blog da CNBB

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Administrador Apostólico de Natal (RN) fala do evento "Bote Fé"


O administrador apostólico de Natal, dom Matias Patrício de Macedo, deu uma entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, sobre a realização do evento "Bote Fé", e mostrou a importância da arquidiocese na história da Igreja no Brasil, já que foi em Natal que nasceram iniciativas como a Campanha da Fraternidade e o Movimento de Educação de Base.

“Creio que será um marco para a juventude no Brasil, que está precisando de momentos singulares nos quais eles possam se sentir agentes, animadores e corresponsáveis”, afirmou o bispo.

O show acontecerá na Arena Bote Fé, montada na praia do Forte, na capital potiguar. “Será a primeira vez que as maiores expressões católicas da música se reúnem em um mesmo palco”, destaca o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Ribeiro, que é coordenador geral do projeto Bote Fé.
Programação

Os portões da Arena Bote Fé serão abertos a partir das 13 horas desta sexta-feira. O show começa às 17 horas, com a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.

Participam do evento os padres Zezinho, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi, Joãozinho, Antônio Maria e Robson de Oliveira. As bandas Dominus, Rosa de Saron, Anjos de Resgate, os ministérios Shalom e Adoração e Vida, e o grupo Cantores de Deus. Também participam os cantores Zé Vicente, Eros Biondini, Irmã Kelly Patrícia, Diego Fernandes, Olívia Ferreira e Eliana Ribeiro, entre outros.

“Esta diversidade de artistas católicos que vai se apresentar aqui mostra a nossa diversidade e unidade, que gera a comunhão e a participação. É um sinal eloquente do rosto da Igreja, do que ela é: unida na diversidade, anunciando Jesus Cristo”, avalia dom Matias.
Fonte: Blog da CNBB

Dias 14 e 15 em Assú " BOTE FÉ "

Renovamos o Convite para o Bote Fé Assú e seu Vale...


14/02 – Terça-feira
16h30 – Acolhida (em frente 10° Batalhão de Policia Militar)
Bispo Diocesano – Dom Mariano Manzana
Pároco da São João Batista- Padre Francisco Canindé
Pároco da Bem Aventurada- Padre Gerônimo Dantas
17h – Chegada dos Símbolos da Jornada Mundial ( Cruz e o Ícone de Maria) / Solenidade de entrega dos Ícones
17h30 – Caminhada com Trio Elétrico ( Show com a Banda Inspiração Divina)
19h – Solene Celebração Eucarística (Igreja Matriz de São João Batista)
20h20 Continuação da Caminhada rumo a Igreja da Bem Aventurada Irmã Lindalva e São Cristóvão
21h30– Inicio da Vigília e Mística

15/02 – Quarta-feira
04h30- ( Madrugada) - Procissão Motorizada com destino ao local onde será construído o Santuário da Bem Aventurada Irmã Lindalva
05h30 – (Manhã) Solenidade da Ficção da Réplica da Cruz
7h –(Manhã) Saída e envio da Cruz a cidade de Campo Grande

Dom Mariano, Clero e a Juventude da Diocese recepecionam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2013


Os municípios de Assu, Campo Grande, Caraúbas, Portalegre, Pau dos Ferros, Itaú, Apodi e Mossoró se preparam em grande estilo para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 14 e 17 deste mês. As cidades participam do “Bote Fé Diocese de Mossoró”, um grande evento que vem ocorrendo em todo o Brasil pelos lugares percorridos pelos símbolos da JMJ. No dia 17, a Diocese de Mossoró entrega os símbolos ao Ceará.

Programação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora na Diocese

14 – Assu
16h – Acolhida Cruz e do Ícone de Nossa Senhora da Conceição pelo bispo Dom Mariano, Padre Canindé e Pe Gerônimo, caminhada, Celebração Eucarística, vigília, procissão motorizada, ficção da réplica da Cruz no Santuário dedicada à Beata Lindalva e envio para município de Campo Grande.
15 – Campo Grande
5h – Acolhida na Ponte Nova, procissão e Celebração com louvor na Matriz de Sant”Ana.
15 – Caraúbas
07h – Acolhida com show, carreatas, vista ao Hospital Regional, Santa Missa com o Bispo Dom Mariano, café comunitário e testemunhos de jovens.
15 – Portalegre
12h – caminhada, show e momento de Espiritualidade.
15 – Pau dos Ferros
17h- Acolhida, carreata, cerimonial na Igreja Matriz, via sacra, shows, apresentações culturais, testemunho de jovens e exposição dos símbolos JMJ e as 5h, dia 16, Santa Missa e envio para Itaú.
16- Itaú
6h- Acolhida dos símbolos, carreata, Santa Missa e show com Divina Luz
16- Apodi
12h – caminhada, visita as comunidades, louvor e momento de espiritualidade.

ROTEIRO DOS SÍMBOLOS EM MOSSORÓ-

18h- Cerimonial de abertura na Matriz de São João Batista- Boa Vista
SAÍDA: 1ª Estação- Igreja de São João Batista (Rua Felipe Camarão) -
2ª Estação- R. Frei Miguelinho (Praça da Delegacia)
3ª Estação- R. Frei Miguelinho (Esquina da Igreja de São Paulo) –
4ª Estação- R. Antônio Vieira de Sá (Praça do Rotary) –
5ª Estação- R. Antônio Vieira de Sá (Descampado com a travessa R. Gabriel Sousa) –
6ª Estação- Av. Dr. João Marcelino (Proximidades da “Nossa Clínica”) –
7ª Estação- Av. Abel Coelho (Atual Av. Santa Maria) (Descampado próximo a oficina) –
8ª Estação- R. Rodrigues Alves (Portal do Saber) –
9ª Estação- R. Rodrigues Alves (Cruzamento com a R. 06 de Janeiro) - 9ª ESTAÇÃO
10ª Estação- R. Rodrigues Alves (Vuco - Vuco) –
11ª Estação- R. Campos Sales (Descampado ao lado da Igreja Mãe Rainha) –
12ª Estação- R. Venceslau Braz (Em frente ao Projeto Esperança) –
13ª Estação- R. Marechal Deodoro (Cobal) –
14ª Estação- Av Dix-sept Rosado (Praça do Museu) –
15ª Estação- Av Dix-sept Rosado (Catedral de Santa Luzia) –

00h- Missa na Catedral presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana
1h30 Show Bote Fé Mossoró e vigília na quadra do Colégio das Irmãs

Dia 17/02
7h- Visita da Cruz e do Ícone Nossa Senhora várias instituições de Mossoró
15h- Encerramento da visita dos símbolos e entrega á Diocese de Sobral.
Fonte: Blog da Diocese de Mossoró

Padre Robson de Oliveira celebrará na Catedral de Natal


O goiano, Padre Robson de Oliveira, conhecido por difundir a devoção ao Divino Pai Eterno, estará em Natal, dias 10 e 11 próximos. No dia 10, às 17 horas, ele participará do show da gravação do DVD em preparação à Jornada Mundial da Juventude. O show, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Arquidiocese de Natal e Sony Music, acontecerá na Arena Bote Fé, na Praia do Forte, e contará com a participação de cerca de 30 cantores católicos.


No sábado, dia 11, às 6 horas da manhã, Padre Robson presidirá a missa, na Catedral Metropolitana, por ocasião da peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Os símbolos ficarão durante toda a noite da sexta-feira, na Arena Bote Fé. Às 5 horas da manhã do sábado serão conduzidos até à Catedral, onde, às 6 horas, haverá missa. Depois, serão levados a outros lugares da Arquidiocese de Natal.

Quem é Padre Robson

Padre Robson de Oliveira é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e, desde 2003, está à frente do Santuário Basílica do Pai Eterno, na cidade de Trindade (GO). Para divulgar a devoção ao Divino Pai Eterno, ele utiliza os Meios de Comunicação. Atualmente, está, diariamente, na Rede Vida de Televisão, rezando a novena dos Filhos do Pai Eterno, de segunda a sexta-feira, às 10h, às 17h e às 20 horas e, aos sábados, às 12h, às 17h e às 21 horas; e a do Perpétuo Socorro, de segunda a sexta-feira, às 8h30 e às 14 horas, e aos sábados, às 12 horas. A Rede Vida também transmite, todos os domingos, às 17h30, a missa, presidida pelo Padre Robson.

Há dois anos, ele iniciou uma peregrinação pelas dioceses do Brasil, divulgando a devoção ao Divino Pai Eterno. Em cada cidade visitada, celebra a missa e costuma reunir milhares de pessoas. Em março de 2011, Padre Robson esteve em Natal, quando presidiu missa, em frente à Catedral Metropolitana, e reuniu cerca de 30 mil fiéis.
Fonte: Blog da Arquidiocese de Natal