quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dom Heitor de Araújo Sales não chegará ao Brasil a tempo do Sepultamento do seu Irmão Dom Eugenio Sales

O Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, irmão de Dom Eugênio, se encontra no interior da Suíça, e não chegará a tempo de participar dos funerais do Cardeal, porque não conseguiu voo.

O povo da a Deus ao Cardial Dom Eugenio de Araújo Sales

Corpo do Cardeal Dom Eugenio será enterrado hoje na Catedral do Rio

O corpo do cardeal arcebispo emérito do Rio, dom Eugenio Sales, será enterrado às 16h desta quarta-feira (11), na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Dom Eugenio de Araújo Sales, 91, morreu de infarto às 22h30 de anteontem, enquanto dormia em sua casa no alto do Sumaré, zona norte do Rio. Pouco antes, às 18h30, havia jantado, conversado e ido para seu quarto. Um ruído chamou a atenção dos acompanhantes, que entraram no cômodo e o encontraram morto. No velório de dom Eugenio, pomba branca pousa sobre o caixão Leia a íntegra de uma das últimas entrevistas de dom Eugenio Sales Papa Bento 16 lamenta morte de dom Eugenio Sales Morre dom Eugenio Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio Rio decreta luto de três dias por morte de dom Eugenio Sales Dom Eugenio Sales morre aos 91 Um dos mais influentes cardeais do Vaticano, dom Eugenio comandou a Arquidiocese do Rio ao longo de 30 anos (1971-2001). No período, criou pastorais --grupos compostos por religiosos e leigos para atuar em áreas como atendimento a menores, entre outros--, idealizou a Campanha da Fraternidade e ajudou perseguidos políticos a sair do país, apesar de manter boas relações com o regime militar. Defensor das tradições da Igreja Católica, foi um dos responsáveis pela derrocada da Teologia da Libertação, linha de pensamento que buscava unir princípios do catolicismo ao marxismo, no início dos anos 1980. Ao lado do então cardeal Joseph Ratzinger, o atual papa Bento 16, ele impôs ao frei Leonardo Boff, defensor da corrente progressista, o chamado silêncio obsequioso --o impedimento de pregar. "[Ele] Ensinou a todos o caminho da verdade na caridade e no serviço à comunidade, dando sempre maior atenção aos necessitados", disse, em nota, o papa Bento 16. Também em nota, a presidente Dilma Rousseff destacou a "preocupação social" associada a sua trajetória. Cerca de 6.000 fiéis acompanham ontem o velório do cardeal. Durante a chegada do corpo à Catedral Metropolitana do Rio, uma cena surpreendeu aqueles que acompanhavam a cerimônia. Uma pomba branca, solta por um voluntário da Cruz Vermelha, pousou sobre o caixão, depois desceu e ficou durante toda a tarde aos pés do corpo, enquanto os fiéis se despediam do religioso. Para os católicos, a pomba branca é o símbolo do Espírito Santo.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morreu Dom Eugênio de Araújo Sales

O cardeal dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio, morreu às 22h30 desta segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa. Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, velório e enterro serão na catedral da cidade: o velório nesta terça de manhã, e o enterro, na quarta, às 15h. saiba mais Nascido em Acari (RN), em 11 de novembro de 1920, dom Eugenio Sales foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal, com apenas 11 de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira, 10, uma nota de pesar pela morte do Cardeal Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, manifesta solidariedade com o povo e com os familiares do cardeal, particularmente com seu irmão, Dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal (RN). Na nota, a CNBB agradece a Deus pela trajetória de Dom Eugênio, "cheia de frutos para a vida da Igreja e do povo". "Dom Eugênio foi uma permanente referência da Igreja nos momentos mais significativos da vida social e política no Brasil. Ele jamais se recusou a dar sua palavra firme, ortodoxa, clara a respeito dos mais importantes princípios da vida moral tanto da pessoa quanto da sociedade", destaca Por fim, Dom Leonardo enfatiza que "nossa oração nos consola na certeza de sua páscoa [de Dom Eugênio] e na esperança de que esse nosso irmão compartilhava da convicção que nos foi deixada pelo apóstolo de que a 'a coroa da justiça' está reservada para ele pelo Senhor, o justo juiz, que dará essa coroa, não somente a ele, 'mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação' ( 2Tm 4,8)". O corpo do mais antigo Cardeal da Igreja Católica chegou à Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro, às 12h desta terça-feira, 10, onde acontece o velório com Missas de duas em duas horas. Nesta quarta-feira, 11, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa Exequial às 15h, seguida do sepultamento na cripta da mesma Catedral. *A Missa será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova