sábado, 4 de fevereiro de 2012
Cônego vê como salutar diminuição do total de católicos em todo o mundo
Titular da paróquia de Bom Jesus das Dores, localizada no bairro da Ribeira, na capital do Estado, o cônego José Mário de Medeiros não considera negativo o fato de se constatar que tem caído anualmente a quantidade de católicos em todo o mundo. Ele considera que este aspecto tem um lado bom, pelo fato de somente aqueles realmente comprometidos com a Igreja Católica permanecerão. De forma bem humorada, o cônego, que esteve em Assú no mês de janeiro passado, quando foi um dos celebrantes do novenário da festa de Irmã Lindalva, abordou este assunto, durante um contato com a reportagem da Rádio Princesa do Vale. Na sequência, o cônego José Mário se reportou sobre a importância de a Igreja Católica preservar e se orgulhar dos seus mártires. O sacerdote fez uma alusão ao fato de Assú ser o berço natal da beata Irmã Lindalva Justo de Oliveira, frisando que este detalhe deveria ser um pouco mais trabalhado por todos os católicos do município.
o cônego José Mário de Medeiros passou a somar com a legião de religiosos que defendem a proposta de que a cidade do Assú possa abrigar uma Diocese.o mesmo pôde manifestar durante a entrevista, sua solidariedade a esta reivindicação do povo do vale do Açu.
Fonte Rádio Princesa do Vale
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Morre Padre Normando Pignataro da Arquidiocese de Natal - RN
Padre Normando Pignataro Delgado faleceu na tarde desta quarta-feira, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, onde estava internado desde o início de janeiro, em decorrência de um AVC hemorrágico.
O velório acontecerá na Igreja Matriz de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, onde, amanhã, quinta-feira, às 15h30, haverá celebração eucarística, presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício
Foto: Cacilda Medeiros
Padre Normando, falecido neste dia primeiro
de Macêdo. Após a missa, o corpo será sepultado no Cemitério Morada da Paz.
Natural de Nova Cruz (RN), Padre Normando nasceu em 9 de março de 1934. Foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1973. Por muitos anos, foi pároco da Paróquia de São José, de São José de Campestre. Com a criação da Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, no ano de 2011, ele foi nomeado o primeiro pároco, função que ocupava até agora.
Padre Normando também desempenhava a função de Juiz Auditor da Câmera Eclesiástica da Arquidiocese de Natal.
Tinha formação acadêmica em direito e era escritor. Em 2008, escreveu o livro “As Floradas do Pau D’Arco”, dando enfoque à história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Recentemente, se dedicava a um livro-documentário sobre a história da criação de todas as paróquias do Rio Grande do Norte
Fonte Blog da Arquidiocese de Natal
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Padre Marcelo Rossi participará do Bote Fé Natal
Padre Marcelo Rossi confirmou presença no show do Bote Fé Natal, que acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, Praia do Forte, em Natal. Ele e quase 30 cantores católicos participarão da gravação de um DVD, produzido pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.
O sacerdote paulista é conhecido do público católico através das músicas, livros, cinema, programas de rádio e aparições na televisão. Desde 29 de julho
Foto: www.advirsantacruz.blogspot.com
Padre Marcelo Rossi, sacerdote que reúne multidões
de 2011, transmitida, aos domingos, às 6 horas, pela Rede Globo para todo o Brasil e mais 45 países. Apresenta programa na Rádio Globo, retransmitido, também, em outras emissoras, de segunda a sábado, das 9 às 10 horas. Na Rede Vida de Televisão, diariamente, reza o Terço Bizantino e, aos sábados, concelebra missa, presidida pelo Bispo de Santo Amaro (SP), Dom Fernando Figueiredo.
Na música, é considerado um fenômeno cristão na América Latina, com mais de 12 milhões de CDs vendidos, ao longo da carreira. Em 2001, ele lançou o álbum Paz, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de 2002. Também, em 2002, lançou o CD “Anjos”, pela Sony Music. Em 2006, lançou “Minha Bênção”, sendo o álbum mais vendido daquele ano, recebendo a certificação de diamante e três de platina. Naquele mesmo ano, surgiu o “Momento de Fé para uma Vida Melhor”. Em 2008, Padre Marcelo lançou “Paz Sim, Violência Não”, em dois volumes, ficando entre os mais vendidos do ano.
.
Em 2011, o sacerdote publicou o livro “Ágape”, que atingiu o recorde de vendas na história da Editora Globo e já vendeu mais de cinco milhões de cópias. Inspirado no livro, Padre Marcelo lançou o disco “Ágape Musical”, com 17 faixas e participação do cantor Belo, na música “Força e Vitória”.
Mais informações sobre o sacerdote, como funcionamento do Santuário Bizantino, notícias, fotos, entretenimento, no site www.padremarcelorossi.com.br.
BOTE FÉ ASSÚ... BOTE FÉ O VALE DO AÇU
Da Espanha ao Brasil, os símbolos da Jornada Mundial de Juventude vão passar pelo Assú no próximo dia 14 de fevereiro. A cruz presenteada aos jovens pelo Papa João Paulo II, em 1984, e um quadro com o ícone de Nossa Senhora vêm de Madri, cidade sede do último evento que reuniu jovens católicos do mundo inteiro, e vão passar por várias cidades brasileiras antes de chegarem ao Rio de Janeiro, que sediará a Jornada em 2013.
As Paróquias de São João Batista e a de Bem Aventurada Irmã Lindalva serão as primeiras vinculadas à Diocese de Mossoró a receber os símbolos. Para a ocasião, será realizado um grande evento, o “Bote Fé Assú”. Reuniões preparatórias já estão acontecendo com as demais pastorais da igreja católica de Assú e com outros setores da sociedade do município. O objetivo também é acertar parcerias.
Durante a programação, estão previstas uma caminhada com a cruz, saindo do bairro Farol com destino ao Anfiteatro Acelino Costa Leitão; um ato solene pela paz; depoimentos de agentes pastorais; orações e músicas. Acompanhará o percurso, em trio elétrico, a banda Inspiração Divina. No Anfiteatro, o Bispo diocesano, Dom Mariano Manzana, celebrará uma missa e, por fim, ocorrerá uma caminhada com destino á paróquia de São Cristóvão e Irmã Lindalva, na Cohab, onde serão realizadas vigília e adoração com a banda Swing Louvor, da cidade de Mossoró.
“O Assú Bote Fé será um momento marcante para a terra dos poetas. Assú estará sob os olhos do mundo inteiro, pois trata-se de um evento de grande respaldo nacional e internacional. Será um momento de celebração, reflexão e de sentir a presença viva de Deus na fé dos jovens e de toda comunidade católica assuense. O evento ficará na história da comunidade católica do Assú”, afirmam os organizadores, em texto que me foi enviado.
domingo, 29 de janeiro de 2012
CONVITE PARA BOTE FÉ
DIAS 14 E 15 DE FEVEREIRO DE 2012, AS PARÓQUIAS DE SÃO JOÃO BATISTA E BEM AVENTRADA IRMÃ LINDAALVA E SÃO CRISTÓVÃO,DE ASSÚ - RN, RECEBERÃO A CRUZ E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA, SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.
VOCÊ QUE É JOVEM, VENHA PARTICIPAR DO BOTE FÉ E PARTICIPE CONOSCO DESTA PROGRAMAÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA A GRANDE JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, EM JULHO DE 2013, NO RIO DE JANEIRO.
DIAS 14 E 15 DE FEVEREIRO,
NÃO ESQUEÇA:
BOTE FÉ, JUVENTUDE!
BOTE FÉ, VALE DO AÇU!
O VALE DO AÇU BOTE FÉ
14/02 – Terça-feira
16h30 – Acolhida (em frente 10° Batalhão de Policia Militar)
Bispo Diocesano – Dom Mariano Manzana
Pároco da São João Batista- Padre Francisco Canindé
Pároco da Bem Aventurada- Padre Gerônimo Dantas
17h – Chegada dos Símbolos da Jornada Mundial ( Cruz e o Ícone de Maria) / Solenidade de entrega dos Ícones
17h30 – Caminhada com Trio Elétrico ( Show com a Banda Inspiração Divina)
19h – Solene Celebração Eucarística (Igreja Matriz de São João Batista)
20h20 Continuação da Caminhada rumo a Igreja da Bem Aventurada Irmã Lindalva e São Cristóvão
21h30– Inicio da Vigília e Mística
15/02 – Quarta-feira
04h30- ( Madrugada) - Procissão Motorizada com destino ao local onde será construído o Santuário da Bem Aventurada Irmã Lindalva
05h30 – (Manhã) Solenidade da Ficção da Réplica da Cruz
7h –(Manhã) Saída e envio da Cruz a cidade de Campo Grande
Criação da quarta diocese do RN, em Assu, ganha apoio de Assessor de Liturgia da CNBB Nordeste
O argumento de que o Vale do Açu e mais especificamente a cidade do Assú já comportariam uma diocese, que seria a quarta do Rio Grande do Norte na alçada da Igreja Católica, ganhou a adesão de um importante membro do clero potiguar: o padre José Freitas Campos, pároco de São Sebastião, no bairro do Alecrim, em Natal, também capelão do Colégio Imaculada Conceição e assessor de Liturgia Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Padre Campos esteve em Assú
VALE DO AÇU ARTICULA CRIAÇÃO DE DIOCESE
Foi entregue por uma delegação representativa de diversos segmentos da cidade, por ocasião de audiência ocorrida , na Cúria Diocesana, em Mossoró, o documento através do qual é formalizada a reivindicação em prol da constituição de uma quarta Diocese da Igreja Católica no Estado, se localizando na região do Vale do Açu, mais precisamente com sede episcopal na cidade do Assú, já está sob apreciação do bispo da Diocese de Santa Luzia, dom Mariano Manzana.
O bispo prometeu que, até fevereiro de 2012, emitirá opinião sobre o pleito. Porém, a percepção de alguns dos membros da comitiva que foi à sua presença foi que o líder católico não manifestou entusiasmo com a solicitação.
Analisando a reivindicação chegada às suas mãos, dom Mariano parafraseou um dos grandes nomes da Igreja Católica do Nordeste: dom Hélder Câmara. "Ele dizia que, quando uma pessoa sonha sozinha, o sonho não passa de um sonho, mas quando uma pessoa sonha e consegue dividi-lo com outras pessoas, é mais fácil torná-lo realidade".
Para o bispo diocesano, a proposta apresentada pela caravana assuense hoje se configura num sonho. "Hoje realmente é um sonho pensar em Assú como Diocese, mas o futuro pertence a Deus e pertence também aos homens que arregaçam as mangas e trabalham para as coisas acontecerem", vaticinou.
Representante defende mobilização em torno da proposta
Um dos membros da delegação, o advogado Gregório Macedo interpretou a recepção do bispo diocesano dom Mariano Manzana com frieza. Mas registrou que não haverá arrefecimento no propósito de levar o projeto adiante. "Devemos lutar mais do que nunca por este projeto", disse.
Em suas observações, o bispo registrou que o Brasil é uma nação de dimensões continentais, e que existe uma preocupação da Igreja Católica com a realidade das grandes Dioceses.
Citou, ilustrativamente, as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com uma área de mais de 280 mil quilômetros quadrados, e a Diocese da Bacia do Xingu, com uma jurisdição com área territorial superior a 300 mil quilômetros. "Estas são Dioceses que, seguramente, no futuro serão divididas", declarou dom Mariano.
PONDERAÇÕES
Ele observou que há casos de constituição de Diocese em cidades onde se localizam templos católicos históricos. Citou, como exemplos, Natal (que completou 100 anos de existência em 2009); Mossoró (que completará seu centenário em 2034); e Caicó (com aniversário de 100 anos previsto para 2039).
Ele registrou que, para a consolidação do projeto de criação de uma Diocese no Vale do Açu, é necessário antes analisar todos os aspectos da realidade da região. "É uma realidade homogênea, mas hoje só a realidade do Vale é uma realidade também pequenina, frente às grandes proporções do Brasil", constatou.
Assinar:
Postagens (Atom)