sábado, 3 de dezembro de 2011
Palavra do Arcebispo de Natal
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal
Imaculada Conceição
Caríssimos irmãos e irmãs,
No dia 8 de dezembro a Igreja celebra a mais elevada e preciosa solenidade da Bem Aventurada Virgem Maria: a sua Imaculada Conceição.
Várias paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese têm a Virgem Maria como padroeira, a partir desse título, e celebram a novena em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta festa, celebramos o olhar de ternura que o Pai dirigiu à humanidade, escolhendo uma mulher simples e humilde e preservando-a de toda e qualquer mancha de pecado para, na pureza completa da Mãe de Deus, fazer vir ao mundo o Salvador da humanidade: Jesus Cristo.
A partir desta escolha podemos dizer, sem medo de errar, que Maria é a Filha predileta do Pai. Quando o anjo afirma que ela encontrou graça diante de Deus, está afirmando para toda a humanidade que a força do pecado não teve domínio sobre a Mãe Imaculada de Jesus.
A vida de Nossa Senhora, desde a sua concepção, outra coisa não foi senão fazer a vontade do Pai e assim trazer o Cristo para redimir a humanidade. A sua vida nos mostra que é possível o ser humano viver a graça do Pai, aproximando do amor de Deus e, consequentemente, afastando-se das causas de pecado.
Quando, no prólogo do seu Evangelho São João, afirma que a Palavra se fez carne e veio morar no meio de nós, está dizendo também que a vida veio ao mundo através de Maria.
Se no início dos tempos a escolha humana foi pela desobediência, e isso desagradou a Deus, agora a Mulher proclamada no capítulo 3, versículo 15 do Gênesis, torna-se toda de Deus e nela se realiza a plenitude da bondade divina.
Através de Maria, Jesus vem ao mundo e resgata a dignidade que tínhamos perdido, dá-nos de novo a graça de podermos chamar a Deus de Pai e a alegria de sentir a ternura do seu amor.
Concebida sem a mancha do desamor e do orgulho, a Virgem Mãe faz da sua vida serviço (na visita a Isabel), intercessão (no casamento de Caná da Galiléia), fortaleza (aos pés da cruz), proteção materna (na Igreja nascente que reza pela vinda do Espírito Santo).
Que Nossa Senhora da Conceição proteja a todos nós e nos ajude a cumprir o seu pedido de mãe: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.
Deus nos abençoe hoje e sempre!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário