quarta-feira, 24 de julho de 2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Matias Patrício de Macêdo
Da esq.: Dom Aldo Pagotto, arcebispo de João Pessoa (PB); Dom Genival Saraiva, bispo de Palmares (PE); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande (PB); Dom Paulo Cardoso, bispo emérito de Petrolina (PE); Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; Dom Matias Patrício, arcebispo emérito de Natal; Dom Heitor Sales, arcebispo emérito de Natal; Dom Francisco Lucena, bispo de Guarabira (PB); Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió (AL); Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; Padre Ivanoff Pereira, administrador diocesano de Caicó; e Dom José Gonzalez, bispo de Cajazeiras (PB.
sábado, 13 de julho de 2013
Pe. Francisco Belarmino Gomes, SCJ
O Pe. Francisco Belarmino Gomes, SCJ, esteve em Assú conhecendo a Igreja Matriz e Capelas Urbanas da Paróquia de Irmã Lindalva e São Cristóvão em companhia do Vigário Geral e Administrador Paroquial, Pe. Flávio. Pe. Francisco Belarmino Gomes, SCJ assume a Paróquia em 03 de Agosto de 2013
Dom Matias comemora 50 anos de ordenação sacerdotal.
A Arquidiocese de Natal celebrará missa em ação de graças, amanhã (13), às 17 horas, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal, pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, do clero natalense (padres e diáconos), fiéis em geral e autoridades.
Dom Matias Patrício de Macêdo, hoje com 77 anos de idade, foi ordenado Padre no dia 14 de julho de 1963, pelo então Bispo Auxiliar de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de Natal (hoje, Antiga Catedral). No dia 12 de julho de 1990, ele foi eleito Bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A sagração episcopal foi no dia 21 de outubro de 1990, tendo como Bispo sagrante Dom Alair Vilar Fernandes de Melo e, como consagrantes, Dom Manuel Tavares de Araújo e Dom Zacarias Rolim de Moura.
Além de Bispo de Cajazeiras, Dom Matias foi bispo de Campina Grande-PB, de 29 de agosto de 2001 até 2003, quando foi eleito Arcebispo de Natal. A posse na Arquidiocese de Natal ocorreu no dia 25 de janeiro de 2004. Ao completar 75 anos, cumprindo o que manda o Direito Canônico, apresentou renúncia ao Papa, que foi aceita em 21 de dezembro de 2011. Mesmo assim, permaneceu à frente da Arquidiocese de Natal, com Administrador Apostólico, até a posse do atual Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em 26 de fevereiro de 2012.
Fonte: Arquidiocese de Natal
sábado, 1 de junho de 2013
DIOCESE GANHA HOJE MAIS UM PADRE
DIOCESE GANHA HOJE MAIS UM PADRE
No dia 1º de junho, o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, e todo o clero acolherão um novo membro na Diocese de Mossoró. Na Santa Missa que acontecerá na Matriz Senhora Santana, em Campo Grande/RN, às 17 horas, o diácono Ramilson Raimundo de Moura será o 17º ordenado por Dom Mariano Manzana à frente da Diocese.
Depois de ordenado, o futuro sacerdote estará celebrando sua primeira missa no dia 02, às 10 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Patu. A segunda celebração será também no dia 02, às 19h30, na Paróquia de Senhora Santana, em Campo Grande, e a terceira no dia 09, às 16 horas, em Mossoró, na Paróquia de São José.
Ramilson Raimundo de Moura, 37 anos, é natural de Patu/RN, filho do casal Antônio de Moura ( falecido) e Maria das Mercês Francelino e tem 11 irmãos. Estudou Filosofia e Teologia e esteve a serviço como diácono na Paróquia de Senhora Santana, no município de Campo Grande/RN. O lema da ordenação presbiteral escolhido foi “Eu sou o Bom Pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10,14).
Vocação - A minha vocação surgiu aos poucos. Eu me lembro que meus pais me levavam para a missa desde pequenino, depois me puseram na catequese. E não demorou para eu começar a gostar das coisas da Igreja, a começar pelo padre, que era padre Guido Toneloto, muito atencioso com as crianças, logo conquistou-me para o serviço dos coroinhas e fui gostando e me deixando levar. Fui crescendo e a cada dia me apegando às missas nos finais de semana. Tomei como devoção todos os domingos ir à missa. Pra mim uma semana sem missa era uma semana sem a bênção de Deus. Uma certa vez, fui à missa e lá nesse dia não houve missa pois o padre se encontrava doente. Para não ficarmos sem nada expuseram o Santíssimo Sacramento e eu fiquei reclamando diante do Senhor que ia começar a semana sem missa. E logo veio uma resposta no meu coração que a messe era grande e poucos eram os operários e que eu podia suprir a falta deles sendo um padre também. Decidi procurar descobrir a minha vocação. Claro aí também entra a Renovação Carismática que me deu impulso e coragem.
Conheci os padres dehonianos (Sagrado Coração de Jesus), eles me apoiaram e foi lá que eu fiz quase toda minha formação de seminarista. Mas a vontade de servir ao povo da minha Diocese não acabou e, no final de 2010, falei com Dom Mariano através de padre Jorge, que me aceitaram e aqui estou feliz e convencido de que farei algo pelo meu Senhor ajudando a Igreja de CRISTO.
Transmissão- FM Independência de Campo Grande e Rádio Rural de Mossoró
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Dedé ...
Os Noviços da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos/ Professam votos neste Sabado
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Aniversário do Administrador Paroquial das duas Paróquias de Assú - RN
Queremos Parabenizar Neste dia 09 de Maio o Vigario Geral da Diocese e Administrador das Paróquias de Assú o Padre Flávio Augusto Forte Melo.
Um dia estava Deus a pensar...
Em seu coração o desejo imenso de criar...
Alguém que pudesse amar;
Alguém que existisse para ser feliz.
Então Ele teve uma idéia!
Resolveu, com amor e ternura,
criar você: por amor e para o amor.
Nesse momento, Deus exultou de alegria
em saber que você, do jeitinho que é, e
iria se tornar realidade.
Assim, toda a criação esperou, radiante,
para ver tamanha obra prima das mãos do Criador.
E esse dia aconteceu. Você veio a existência e,
para a alegria de toda humanidade e sua família,
você nasceu.
Você é importante, é inspiração amorosa do
Pai do céu é a melhor dádiva de Deus...
Sua mais preciosa criação...
Um ser único, perfeitamente único... você!
E hoje no seu aniversário é o momento perfeito
para você se lembrar e agradecer o milagre que você é!
Muita saúde, paz , felicidade e alegria...
Tudo de melhor para você... neste dia tão especial
Feliz , Alegre e Abençoado ANIVERSÁRIO!
P A R A B É N S...
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Vale Recordar as Palavras do Cardeal Ratzinger, antes de ser Eleito Papa
Vale recordar o que disse o então Cardeal Ratzinger na Eucaristia que aconteceu pouco antes do conclave que o elegeu Papa.
"Devemos estar animados por uma santa preocupação: a preocupação de levar a todos o dom da fé, da amizade com Cristo. Na verdade, o amor, a amizade de Deus foi dada para que chegue também aos outros. Recebemos a fé para a levar aos outros somos sacerdotes para servir os outros. E devemos levar um fruto que permaneça. Todos os homens querem deixar vestígios duradouros. Mas o que permanece? O dinheiro não. Também os edifícios não permanecem; os livros também não. Depois de um certo tempo, mais ou menos longo, todas estas coisas desaparecem. A única coisa que permanece eternamente, é a alma humana, o homem criado por Deus para a eternidade. O fruto que permanece é portanto quanto semeámos nas almas humanas o amor, o conhecimento; o gesto capaz de tocar o coração; a palavra que abre a alma à alegria do Senhor. Então vamos rezar ao Senhor, para que nos ajude a dar fruto, um fruto que permaneça. Só assim a terra será mudada de vale de lágrimas para jardim de Deus."
Quarta Feira de Cinzas
Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" …
Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.
Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reoconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Cinco Cardeais Bresileiros serão Convocados para Eleição de Escolha do Papa
Dom Cláudio Hummes
Dom Geraldo Majella Agnelo
Dom Odilo Scherer
Dom Raymundo Damasceno Assis
Dom João Braz de Aviz
O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, é um dos Brasileiros que podem eleger o Papa
Cinco brasileiros estarão entre os eleitores que escolherão o chefe da Igreja Católica em uma cerimônia secreta na Capela Sistina nas próximas semanas. Os cinco cardeais são também potenciais sucessores de Bento 16.
País com a maior população católica do mundo, o Brasil possui nove cardeais, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite de 80 anos para votar.
Veja quem são os brasileiros com chances de virar papa.
Dom Odilo Scherer
O cardeal arcebispo de São Paulo é um dos nomes brasileiros mais frequentes nas listas de possíveis sucessores de Bento 16.
Gaúcho de Cerro Largo e descendente de imigrantes alemães, dom Odilo é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Dom Odilo foi ordenado padre em 1976 no Paraná, onde foi criado, e é considerado um moderado em termos doutrinários.
Em 2007 sucedeu dom Cláudio Hummes na Arquidiocese de São Paulo.
Em 2012, Scherer envolveu-se em uma polêmica ao desprezar o candidato mais votado para a reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Ele escolheu um nome mais alinhado à cúpula da Igreja Católica, causando revolta entre alunos e professores.
Dom João Braz de Aviz
Ex-arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz é hoje, aos 65 anos, o brasileiro que ocupa o mais alto cargo na hierarquia vaticana.
Nascido em Mafra, em Santa Catarina, foi ordenado bispo auxiliar de Vitória, no Espírito Santo, em 1994 e chefe da igreja em Brasília, em 2004.
Em 2011 deixou a capital federal para ocupar o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. No ano seguinte, foi nomeado cardeal por Bento 16.
Dom Cláudio Hummes
O cardeal dom Cláudio Hummes, de 78 anos, é um dos brasileiros com maior trânsito na burocracia vaticana.
Ex-arcebispo de São Paulo, foi prefeito para a Congregação para o Clero (espécie de ministro papal) até 2011. Desde então, é membro da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Gaúcho da cidade de Montenegro, era considerado um dos mais prováveis sucessores do antigo papa João Paulo 2º. Devido à idade, tem as chances reduzidas neste momento.
Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal arcebispo de Aparecida, São Paulo, dom Raymundo Damasceno também é presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
Mineiro de Capela Nova, deve renunciar em breve à Arquidiocese de Aparecida, já que alcançou a idade limite de 75 anos.
Dom Raymundo Damasceno é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e foi ordenado bispo de Brasília em 1986.
Dom Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo aposentado de Salvador, o cardeal dom Geraldo Majella Agnello nasceu em Juiz de Fora (MG) tem 79 anos.
Ele deixou a chefia da igreja na capital baiana quando completou 75 anos, mas ainda terá direito a voto na eleição do novo papa.
Dom Geraldo foi ordenado padre em São Paulo em 6 de agosto de 1978, no dia da morte do papa Paulo 6º. Aos 44 anos virou bispo de Toledo, no Paraná.
Doutor em Teologia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma, foi indicado arcebispo de Salvador em 1999.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro
“Caríssimos Irmãos, convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, quer do corpo, quer da mente; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".
Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI
Fonte: CNBB
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Missa e apresentação carnavalesca para lembrar o nascimento do Dom da Paz
Se estivesse vivo, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Helder Camara, completaria na próxima quinta-feira, dia 7 de fevereiro, 104 anos. Para celebrar o nascimento de um dos homens mais importantes para a Igreja Católica, será realizada uma missa, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras, na Boa Vista, lugar que ele escolheu viver e morrer. A solenidade, que será acompanhada pelo Coral da Assembleia Legislativa de Pernambuco, terá início às 8h30.
A programação organizada pelo Instituto Dom Helder Camara ainda terá o relançamento do livro “Além das ideias – Histórias de vida de Dom Helder”, do jornalista Félix Filho e como de costume a apresentação do bloco Brinque na Paz, do Comitê da Ação de Cidadania Pernambuco Solidário, homenageando o aniversariante que nasceu em um domingo de carnaval e era apaixonado pela folia.
Para o vigário geral da arquidiocese monsenhor José Albérico de Almeida, a celebração tem um significado mais do que especial. “A festa não será para lembrar, mas na verdade o contrário, nós celebramos o nascimento de dom Helder porque nunca nos esquecemos dele, nem podemos esquecer de um homem que foi exemplo para a humanidade”, declarou.
Serviço
104 anos de Dom Helder Camara
Local: Igreja de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras – Rua Henrique Dias, Nº 278, Boa Vista
Horário: 8h30
domingo, 20 de janeiro de 2013
1ª Reunião da FESTA de São José do Frutilândia
Nesta Segunda Feira, 21 de Janeiro vai acontecer a 1ª Reunião da FESTA de São José 2013 do Bairro Frutilândia em Assú - RN, Aparti das 19:30hs toda a comunidade é CONVIDADA a participar e da sua sugestão. Na Igreja São José.
sábado, 19 de janeiro de 2013
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Encerramento da Festa da Bem Aventurada Irmã Lindalva
Ontem a noite aconteceu o encerramento da Festa da Bem Aventurada Lindalva no Bairro da Cohab. A Igreja não comportou o número de fieis que se encontravam e muitas pessoas ficaram fora. Após a Celebração Eucarística ,que foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, seguiu-se em carreata, com a imagem de Irmã Lindalva, até a Igreja Matriz de São João Batista onde ela ficará permanentemente. A imagem que já se encontra na Igreja de São João foi a primeira que veio para cidade de Assu trazida de Salvador-BA logo depois da beatificação de Ir. Lindalva.
COMUNICADO
Comunicamos a todos os paroquianos da paróquia de São João Batista, que a Secretaria Paroquial foi transferida desde o último dia 05/01 e todos os serviços estão sendo realizados no casarão onde funcionou o antigo seminário localizado na Rua Moisés Soares, 183, centro, Assu-RN.
sábado, 5 de janeiro de 2013
FESTA DA BEM AVENTURA IRMÃ LINDALVA 2013
*PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 07- SEGUNDA-FEIRA
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de dona Maria Lúcia (Mãe de Ir. Lindalva)
Rua Mons. Júlio Alves Bezerra, Nº 1800
18h30min: Procissão saindo do local da Missa matutina em direção à Matriz da Bem-Aventura Lindalva e São Cristóvão
20h00min: Instalação oficial com abertura solene
21h00min: Convivência Fraterna
DIA 08 - TERÇA-FEIRA (NOITE DAS CRIANÇAS)
Tema: O caminho da fé começa pelo Batismo (Mt 28, 19-20; At 16,14; Rm 6,4; At, 2, 38,41)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Raimunda Ferreira
Rua José de Macedo Freire, Nº 61
19h30min: Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 09- QUARTA-FEIRA (NOITE DOS IDOSOS)
Tema: Convidados a crer em Jesus e a beber e sua fonte (Jo 4, 10-14; Rm 10,17)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Maria Natividade
Rua Alfredo Soares de Macedo, Nº 81
19h30min: Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 10- QUINTA-FEIRA (NOITE DOS CASAIS)
Tema: A fé: dom de Deus, mas também um ato livre e humano (At 16, 13-14; Rm 10,8-10)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Roberto Golinha e Ceiça
Rua Manoel Cortes, Nº 98
19h30min: Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 11- SEXTA-FEIRA (NOTE DAS COMUNIDADES)
Tema: A fé que professamos é a fé da Igreja (Jo 20,19-29; I Cor 15, 3-7.11)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Anália- Rua João Cobe, Nº 54
19h30min: Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 12- SÁBADO (NOITE DAS VOCAÇÕES)
Tema: O catecismo da Igreja Católica, norma segura para o ensino da fé ( I Tm 4,6; Tt 1,9;3,8; II Jo 1,9)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Inês- Rua Joaquim das Virgens, Nº 69
19h30min-:Novena
20h30min-:Convivência Fraterna
DIA 13- DOMINGO (NOITE DA JUVENTUDE)
CAVALGADA: Detalhes no bloco de destaques
Tema: O compromisso missionário como alegria de crer e comunicar a fé (I Jo 1,1-4; I Ts 1,4-8; I Pd 1,8)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Igreja Matriz de Irmã Lindalva e São Cristóvão
19h30min-:Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 14- SEGUNDA-FEIRA (NOITE DAS PASTORAIS E MOVIMENTOS)
Tema: A fé sem caridade não dá frutos e a caridade sem a fé perde seu significado profundo (Tg 2,14-8;Mt 25,37-40)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Ana Luiza- Rua José Cortez Cabral, por trás da Central do Cidadão.
19h30min: Novena
20h30min: Convivência Fraterna
DIA 15- TERÇA-FEIRA (NOITE DOS TRABALHADORES)
Tema: Maria, a Bem-Aventurada que acreditou (Lc 1,3;8;45)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Chiquita
Rua Miga da Fonseca, Nº 109
19h30min: Novena
20h30min- Convivência Fraterna
DIA 16- QUARTA-FEIRA (NOITE DOS DEVOTOS DA IRMÃ LINDALVA)
Tema: Os mártires são testemunhas fecundas da fé (Ap 7,9-17)
6h00min: Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Fátima
Rua Francisco Pinheiro da Fonseca, Nº 21
19h30min: Novena
20h30min-:Convivência Fraterna
DIA 17- QUINTA-FEIRA
18h30min: Procissão de Encerramento
19h30min: Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana
DESTAQUES
Dia 09: Orquestra Sinfônica
Dia 10: Marcones Voz e violão
Dias 11 e 12: Concurso “A MAIS BELA VOZ”
Dia 13: CAVALGADA
Saída: 5h30min
Almoço: Senha no valor de R$ 5,00
Animação: Almir dos Teclados e Dodora Cardoso
Dia 16: Gilmar do Acordeom
• Todas as noites nos momentos de convivência fraterna, após a novena, estarão montadas no pátio da Matriz barracas vendendo comidas, bebidas, o bazar, objetos
HISTÓRIA DA BEATA LINDALVA
Beata Lindalva Justo de Oliveira, Religiosa, Mártir (+1993), 07 de Janeiro
Religiosa, Virgem e Mártir (+1993), 07 de Janeiro
Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC (Assu, 20 de outubro de 1953 — Salvador, 9 de abril de 1993) foi uma religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, proclamada beata mártir pela Igreja Católica no dia 2 de dezembro de 2007.
Infância
Lindalva nasceu no Sítio Malhada da Areia, no município de Assu, no Rio Grande do Norte. Filha do segundo matrimônio do agricultor João Justo da Fé – viúvo com três filhos – com a jovem Maria Lúcia da Fé. Lindalva foi a sexta, dos treze filhos do casal.
Foi batizada no dia 7 de janeiro de 1954, na Capela de Olho d’Água, da Paróquia de São João Batista, pelo Monsenhor Júlio Alves Bezerra.
Em 1961 a família muda-se para a sede do município de Assu, para possibilitar o estudo regular dos filhos do casal. João e Maria adquiriram uma casa e nela se estabeleceram.
Educada e orientada pelos pais na prática da piedade, da devoção e da caridade, manifestou precocemente sua inclinação para a vida de oração e para a prática da caridade para com os empobrecidos. Ainda jovem deu mostras de sua sensibilidade para com as necessidades alheias. Em um episódio emblemático, a todos surpreendeu ao doar as próprias roupas aos pobres.
Ao concluir o ensino fundamental, aos 12 anos, fez sua Primeira Comunhão.
Juventude
Teve uma adolescência e juventude comum – considerando a realidade rural do nordeste brasileiro – entre atividades escolares, brincadeiras e atividades domésticas. Cuidava dos sobrinhos, dos irmãos mais novos e de outras crianças. Ajudava também, nos finais de semana, na lavoura.
Era constante sua inclinação para ajudar os pobres, doentes e idosos.
Lindalva Transferiu-se para Natal para continuar os estudos. Passou a residir com a família de seu irmão Djalma. Em 1979, concluiu o ensino médio na Escola Helvécio Dahe. Cooperava na educação de seus sobrinhos e nos afazeres da casa. Entre seus amigos teve alguns namoros.
De 1978 a 1988 trabalhou em algumas empresas. O dinheiro que ganhava, enviava á família em Assu, ficando com pouco para o seu uso pessoal.
Nos anos que morou em Natal freqüentou a casa das Irmãs da Caridade e trabalhou como voluntária no Instituto para os Anciãos.
Em 1982 seu pai faleceu de um câncer no abdômen, tendo tido a assistência de Lindalva nos últimos meses de vida. Após a morte do pai, iniciou um curso de técnica em enfermagem, bem como de violão.
Vida religiosa
As irmãs notaram sua natural propensão a ajudar as crianças e marginalizados. Era tomada de uma sincera alegria quando servia os anciãos e exortava aqueles que os serviam a fazê-lo com sincero amor.
A partir de 1986 passou a frequentar o movimento vocacional das Filhas da Caridade, iniciando o seu processo de discernimento vocacional à vida religiosa.
No final do ano de 1987, pediu ingresso na congregação. No dia 28 de novembro de 1987 recebeu o Sacramento da Crisma das mãos de Dom Nivaldo Monte, arcebispo de Natal. No dia 28 de dezembro do mesmo ano recebe carta da madre provincial das Filhas da Caridade aceitando-a ao postulantado da congregação.
Postulantado e noviciado
Lindalva inicia seu postulantado – que é um período preparatório ao noviciado – no dia 11 de fevereiro de 1988, em Recife, na Casa Provincial das Irmãs da Caridade.
Pediu seu ingresso no noviciado no dia 3 de junho de 1989, “com o mais profundo ideal de servir a Cristo nos pobres.”
No dia 16 de julho de 1989, dia de Nossa Senhora do Carmo, Lindalva e outras cinco companheiras iniciaram o noviciado em Recife. Tendo encerrado o noviciado, Irmã Lindalva emite votos simples de pobreza, castidade e obediência.
Abrigo Dom Pedro II
No dia 29 de janeiro de 1991, Irmã Lindalva é enviada para a Bahia, onde trabalhará no Abrigo Dom Pedro II, no bairro do Roma, na cidade baixa, em Salvador. Esta instituição, fundada em 1887, presta assistência a idosos empobrecidos. Irmã Lindalva é destinada a um pavilhão que atende a 40 anciãos.
Todos os testemunhos colhidos para o processo de beatificação relatam sua simplicidade, cordialidade e alegria com que tratava a todos. Realiza serviços simples e humildes para os idosos internos.
Durante um retiro espiritual, em janeiro de 1993, parafraseando São Vicente de Paulo, afirma sentir-se mais realizada e feliz no seu trabalho que o Papa em Roma.
Assédio
Em janeiro de 1993, devido a uma recomendação, o abrigo teve que acolher entre os anciãos Augusto da Silva Peixoto, homem de 46 anos, que não tinha direito de ser interno, em virtude de sua idade. Ele passou a assediar Ir. Lindalva, e tornou-se insistente e inconveniente. A religiosa, com medo, procurou afastar-se o mais que pode de Augusto. Narrou a situação a outras irmãs e intensificou sua vida de oração. Seu amor aos idosos a manteve no abrigo, e chegou a confidenciar a uma coirmã: “Prefiro que meu sangue seja derramado do que afastar-me daqui”.
Os internos repreendem Augusto e insistem para que Irmã Lindalva relate o fato ao diretor do serviço social do abrigo. No dia 30 de março a funcionária Margarita Maria Siva de Azevedo repreende Augusto.
Augusto dirigiu-se à Feira de São Joaquim no dia 5 de abril, Segunda-Feira Santa, e comprou uma faca peixeira que amolou ao chegar ao abrigo.
Martírio
No amanhecer do dia 9 de abril, Sexta-Feira Santa, Irmã Lindalva participou da Via-Sacra, na paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao regressar, serviu o café da manhã aos idosos, como de costume. A irmã – ocupada com o serviço – não percebeu que Augusto se aproximava. Foi surpreendida com um toque no ombro. Ao virar-se, recebeu os golpes que lhe tiraram a vida. Um senhor ainda tentou intervir; mas Augusto ameaçou de morte quem ousasse se aproximar. Após o crime, o assassino foi esperar a polícia sentado em um banco, na frente do abrigo. Após condenação, foi internado em um manicômio judiciário.
Os médicos legistas identificaram 44 perfurações no corpo da religiosa. Imediatamente seu assassinato foi identificado pela comunidade católica como martírio, e associaram a tragédia às celebrações da Sexta-Feira da Paixão.
Oração à Bem-Aventurada Irmã Lindalva
Ó Deus,
que infundistes no coração de Lindalva
a chama da caridade e da fidelidade
à vocação junto aos mais abandonados,
concedei-nos a graça que vos pedimos (..)
para que em breve seja reconhecida oficialmente
entre os santos do céu.
Sua vida ganhou, numa sexta-feira santa,
a coroa do martírio.
Sua morte é a do justo e do inocente como a de Cristo.
Na hora do holocausto, doloroso, mas fecundo,
ela se apresenta a servir tal qual o Mestre que disse:
"Não vim para ser servido, mas para servir."
Concedei-nos, Senhor, por intercessão da
Bem-aventurada Lindalva, novas e santas vocações
para o serviço de Cristo nos pobres.
Isto vos pedimos, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.
Missa de 2 Anos de Falecimento
/// MISSA DE 2 ANOS DE MARIA JOSÉ DANTAS DA SILVA ROCHA///
“O SENHOR É MINHA LUZ SALVAÇÃO DE QUEM EU TEREI MEDO.” Salmo 26
“Eu vou para o Pai, mas nunca esquecerei aqueles a quem amei na terra.”
Quero iniciar em poucas palavras uma reflexão, um relato em que o assunto é o grande mistério da morte. Diante da morte, todos nós contemplamos o grande tal mistério. Que mistério é esse? Podemos responder sem medo algum que é o mistério da ressurreição, mistério da própria vida. Porque morremos? Os questionamentos são muitos nesta hora. JESUS, porem se manifesta dizendo-nos que devemos voltar a Casa do Pai, pois lá é o nosso lugar, nossa pátria celeste, por isso devemos ter fé e olhar a vida além de tudo que existe, devemos contemplar nosso DEUS que nos espera de braços abertos para nos acolher em sua morada definitiva . Quero lembrar-me em saudosa memória de uma Mulher simples, de oração constante e falando em Oração, lembro-me ela ensinando a seu filho Vital Neto todas as noites a seguinte oraçãozinha Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador se a ti me confiou a piedade divina sempre me rege, me governe, me guarda e me ilumine que seguia com um pai nosso. Amém! Essa Mulher que atendia por nome de Maria José ou carinhosamente Baizer... Lembraremos com carinho de sua passagem em nosso meio. E por sermos humanos sofremos com a dor e a saudade que sua falta nos faz em nosso convívio, mas encontramos nas palavras de Jesus o sentido mais pleno da vida. JESUS, não limita a nossa vida a morte, anunciou a vida plena que ultrapassa tudo isso e diz: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá (Jo 11,25), por esse motivo reafirmo não estamos celebrando tua morte mais lembrando da pessoa maravilhosa que eras e a saudades que deixastes em nossos corações. A vida e a morte pertencem a DEUS. Ele é o Senhor da vida e da morte e é neste mistério de DEUS, que devemos firmar nossa fé na esperança e na busca da ressurreição. A vida é uma permanente preparação para morte só nunca estamos preparados mais ela chega e nos arrebata mesmo assim por que tudo se caminha com DEUS e para DEUS em plenitude para a vida eterna. Baizer! JESUS garante sua morada ao seu lado quando diz: “ NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS” diante da dor e a saudade deixada entre nós JESUS CRISTO diz: “ EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VAI AO PAI A NÃO SER POR MIM .”( Jo 14, 6)
Como diz no canto “A nossa vida é um sopro semelhante e nós passamos como tempo num instante , pois são mil ano para DEUS como um dia, qual vigília de noite que se foi.” Maria José... Dizem que o tempo passa rápido, porem para nós os dias parecem ser eternos, pois sentimos muitas sua falta. Já faz DOIS anos de sua partida para casa do Pai, mas podemos senti sua presença, a pesar não poder vê-la e nem tocá-la. A saudade dói e as lembranças vem a todo instante.
Maria José, Você com seu amor e dedicação, ensinastes a todos que é possível superar tudo até mesmo a sua ausência, por que debaixo do Céu há momentos para tudo. há tempo para cada coisa. tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para abraçar e tempo para separar, ou seja tudo que DEUS faz é apropriado para cada tempo.
Deus em sua infinita plenitude a ilumine em sua nova morada. Amém.
Francisco de Assis de Souza
Assinar:
Postagens (Atom)